domingo, 17 de maio de 2015

7 gatsu 24 ka dôri no Kurisumasu (2006)

  Baseado na novela homónima de Shuichi Yoshida, este filme decorre em duas cidades distantes entre si, mas que o autor considera serem muito semelhantes - Lisboa e Nagasaki.
A protagonista, uma rapariga que, por influência de um livro de "manga" que vai lendo, imagina estar em Lisboa durante algumas situações, justifica os devaneios da sua imaginação com as muitas e diferentes caraterísticas que Lisboa e Nagasaki têm em comum - os elétricos, as colinas, as vielas e, em particular, um candeeiro de iluminação pública que existe, de facto, no centro do Largo das Portas do Sol e que tem um "gémeo" em Nagasaki. Ao longo do filme, diversos raccords entre aspetos das duas cidades assinalam a transição da protagonista entre o seu mundo real, Nagasaki, e o seu mundo fantasiado, Lisboa.

1 - "Christmas na Av. 24 de julho", um título insólito, pelo menos em português. 
Distinto do significado que tem para o mundo ocidental, o Natal para o povo japonês é apenas uma época romântica. E é nesse ambiente de busca por um relacionamento que a protagonista devaneia.

2 - Rua Augusta - vestígios do mundo real lastram o cenário da imaginação.

3 - Rua das Açucenas à Ajuda. O realizador explora inúmeros planos de elétricos em diversos locais da cidade, pois eles são o meio de transporte da protagonista também em Nagasaki.

 4 - Praça de Luis de Camões numa perspetiva pouco acessível.

 5 - Praça da Figueira - explorando a enorme diversidade de cenários disponíveis.

 6 - Calçada de São Francisco.

 7 - Uma singular perspetiva da Rua da Voz do Operário à Graça.


 8 e 9- A Rua da Bica Duarte Belo aparece diversas vezes no decurso do filme e sempre em planos distintos. A imagem da sua vista aérea ilustra o cartaz do filme.

 10 - O candeeiro "mágico" que ilumina em duas cidades.


 11 e 12 - Deserto, o Largo das Portas do Sol com uma única "turista".

 13 - A igreja de São Vicente de Fora.



14 e 15- Encontrada a sua paixão, no final do filme a protagonista consegue transportá-la até ao seu mundo imaginado, cada vez mais real.

16 - Talvez por intenção, ou talvez não, a verdadeira Avenida 24 de Julho nunca aparece. Surge aqui junto ao Mosteiro dos Jerónimos.



Título original - 7月24日通りのクリスマス
Título português - Christmas na Av. 24 de julho
Ano de estreia - 2006
País de origem - Japão
Realização - Shôsuke Murakami
Atores principais - Takao Ohsawa, Miki Nakatani, Ryûta Satô


http://www.imdb.com/title/tt0871968/

Sem comentários :

Enviar um comentário